Lançamento da tradução do livro “A Origem da Vida” de Fritz Plaumann

11/05/2022 11:53

No dia 26 de abril, o Prof. João Klug lançou a tradução do livro “A Origem da Vida” do cientista e entomólogo Fritz Plaumann na aula Magna do Programa de Pós-Graduação em História da UFFS.

“Natural da Prússia Oriental, região da atual Lituânia, Fritz Plaumann, chegou ao Brasil, em 1924. Na pequena comunidade de Nova Teutônia, no interior de Seara, Oeste de Santa Catarina, ao longo de 60 anos de trabalho, dedicou-se à pesquisa científica, catalogando cerca de 80 mil exemplares de 17 mil diferentes espécies de insetos. Destas, pelo menos 1.500 eram desconhecidas da ciência, recebendo em alguns casos o nome do entomologista.
O resultado da ação do cientista, deu origem ao Museu Entomológico Fritz Plaumann, considerado a maior unidade entomológica da América Latina, inaugurada em outubro de 1988.
Reconhecido mundialmente pela autonomia nas pesquisas de invertebrados, o cientista conquistou o prestígio de importantes cientistas como o brasileiro Costa Lima, o americano Charles Alexander, além do austríaco Karl Sched, os quais fortaleceram e evidenciaram a trajetória de Plaumann na região Oeste de Santa Catarina.
Ao longo da carreira científica, recebeu diversas condecorações, incluindo a Medalha do Mérito Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina, obtida em 1995. Anos mais cedo, em 1991, recebeu a mais alta condecoração do campo da ciência da Alemanha: a Grã-Cruz do Mérito Científico. Também foi considerado pelo presidente da Californian Academy of Science o maior colecionador de insetos da América Latina do Século XX. Tendo obtido em 1992, a Medalha do Mérito Anita Garibaldi do governo de Santa Catarina.”
Fonte: Rádio Chapecó