XIX Encontro estadual de História ANPUH-SC

09/04/2022 00:16

O LABIMHA convida a todos e todas a participarem do XIX encontro da Anpuh/SC, realizado entre os dias 22 a 26 de agosto na Universidade d0 Estado de Santa Catarina (UDESC) em Florianópolis. Estendemos o convite para participarem especialmente do ST 9 “História Ambiental e estudo das globalidades”, coordenado pelas Professoras Samira Peruchi Moretto e Eunice Nodari, que compõem nosso laboratório.

O ST 9 traz um tema de urgência global que direciona o olhar para os negacionismos e políticas voltadas a degradação do meio ambiente. O convite é para refletir a respeito do impacto dos problemas socioambientais, como “doenças, epidemias, pandemias, mudanças climáticas, enchentes, tornados, entre outros – que foram catalisados por atos de degradação e não preservação/conservação dos recursos naturais”.

Por isso, aqui podemos reunir as pesquisas que abordam “as relações entre História e meio ambiente, agrupando trabalhos que discutam as concepções, atitudes e atividades humanas na transformação da paisagem, como os seres humanos alteraram o mundo rural e urbano e, finalmente, as consequências dessas alterações para as comunidades naturais e humanas. Salientam-se ainda a importância de estudos relacionados aos movimentos migratórios humanos e da flora/ fauna, os processos de ordenamento sanitário e de saúde pública, os estudos relacionados aos aspectos históricos, demográficos e ambientais na formação dos territórios. A análise das relações com as comunidades tradicionais e a formação de identidades regionais, nacionais e transnacionais também fazem parte deste escopo”.

Maiores informações no site do evento