Chamada para publicação

03/11/2021 21:32

História, ciência e modernização da agricultura na América Latina

Organizadores:

Claiton Marcio da Silva (UFFS / Rachel Carson Center), Roberta Biasillo (Instituto Universitário Europeu, Florença, Itália), Rômulo de Paula Andrade (Casa de Oswaldo Cruz)

4 de janeiro de 2022

A agricultura e a pecuária, de uma forma mais ampla, não podem ser reduzidas à ideia de atividades voltadas para a sobrevivência humana. Além disso, especialmente a partir do século 19, a agricultura também foi vista por governos, cientistas ou agricultores como uma ferramenta importante para o fortalecimento do Estado, da construção da nação e da geopolítica na América Latina: a legislação, as políticas ou os currículos universitários mediaram o avanço da a fronteira agrícola do interior do continente. Com acesso a novas fontes de pesquisa, historiadores e pesquisadores interessados ​​em discutir como a América Latina se tornou um dos maiores produtores agrícolas mundiais em um período relativamente curto de tempo se deparam com experiências e experimentos até então desconhecidos ou inexplorados em seu potencial. Assim, o principal objetivo deste dossiê é mapear e analisar as especificidades dos programas, leis e projetos que procuraram romper com as práticas agrícolas tradicionais entre os séculos 19 e 21, criando modelos regionais, transnacionais ou globais baseados em narrativas de desenvolvimento econômico. e social.

Assim, este dossiê interessa-se pelos trabalhos que dialoguem com as relações entre ciência, agricultura e política a partir da

a) Projetos de desenvolvimento rural e extensão;

b) História da ciência e agricultura;

c) Intercâmbio de ferramentas, cursos e práticas agrícolas;

d) Histórico de uso de agroquímicos;

e) História de pragas e doenças;

f) História ambiental e transformação ambiental;

g) Experiências transnacionais em produtos agrícolas

Para mais informações acessar o site: https://www.halacsolcha.org/index.php/halac