Chamada para publicação “História Ambiental, Migrações e Globalidades”

03/11/2021 21:37

A História Ambiental oferece novos caminhos para pensar a História, como também novas formas de pensar as relações dos seres humanos com o meio natural. O estudo do meio natural pelo viés da História Ambiental tem sua relevância redimensionada por outras questões transversais como: as fronteiras e seus espaços de conflitos; a biodiversidade; o patrimônio que resulta das múltiplas relações entre natureza e cultura; entre outros. Salientam-se ainda a importância de estudos relacionados aos movimentos migratórios humanos e da flora e fauna, os estudos relacionados aos aspectos históricos, demográficos e ambientais presentes na formação dos territórios. Os problemas socioambientais contemporâneos, as propostas de ações de sustentabilidade, as doenças e pandemias, assim como, as mudanças climáticas são alguns dos temas relevantes em escala global e que propiciam estudos no campo da História Ambiental -que se propõe a abrigar pesquisas com essas discussões. A presente proposta receberá artigo, traduções, entrevistas e resenhas que abordem como tema de pesquisa: as (i)migração humanas, vegetais e animais; os processos de colonização; as ações de sustentabilidade e de justiça ambiental; as mudanças climáticas;  as doenças e as relações com o meio natural; as espacialidades (spatial history), assim como os demais tema elencados acima – sob uma perspectiva de História Global.

Proponentes:  Profa. Dra. Eunice Sueli Nodari (UFSC) e Profa. Dra. Samira Peruchi Moretto (UFFS)

Encaminhamento de trabalhos: até 30 de novembro de 2021.

Publicação: janeiro de 2022.

Diretrizes para submissão: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/FRCH/about/submissions