LABIMHA convida

12/07/2021 14:05

Gostaríamos de convidar a todos para participarem do V Congresso Internacional História, Regiões e Fronteiras. O Evento será realizado na modalidade online entre os dias 19, 20 e 21 de outubro. As inscrições podem ser feitas através do site https://cihrfupf.wixsite.com/cihrf2021.

Entre os simpósios que compõem o evento, gostaríamos de estender o convite para que  participem do ST 6: HISTÓRIA AMBIENTAL: FRONTEIRAS, CIÊNCIA E BIODIVERSIDADE, coordenados pelos professores Eunice Sueli Nodari (UFSC) coordenadora de nosso laboratório, Samira Peruchi Moretto (UFFS) e Marcos Gerhardt (UPF) integrantes do LABIMHA.

Aqui, vocês podem conferir o resumo do ST.

Este simpósio temático (ST) objetiva reunir pesquisadores(as) com diferentes formações acadêmicas, dedicados(as) aos estudos ambientais em perspectiva histórica, para apresentar e discutir suas pesquisas. O ST sugere três temas para a discussão: as fronteiras, móveis, fluídas e permeáveis, espaços de contato entre diferentes grupos humanos e não humanos, lugares da alteridade e da descoberta de novas situações; a ciência, como lugar da produção do conhecimento e da interpretação das sociedades humanas em interação com o mundo biofísico; conservação e uso da biodiversidade, compreendida como parte dos ecossistemas e como patrimônio que resulta das múltiplas relações entre natureza e cultura. O ST valorizará a abordagem da História Ambiental, por promover a compreensão de complexidade dos processos socioambientais e acolherá trabalhos que abordem: relações entre ciência e sociedade em perspectiva histórica; interações entre cultura e natureza; uso econômico da biodiversidade; biodiversidade nas fronteiras; ciência, políticas e práticas de conservação da biodiversidade; história da ciência; a natureza como objeto da ciência; transformações da paisagem em regiões de fronteira; biomas brasileiros no olhar da ciência; circulação global e regional de ideias, experiências, pessoas, micro-organismos, plantas e animais; patrimônio cultural, ciência e biodiversidade, entre outros.