Chamada: História Ambiental: Histórias Globais da Natureza e Cultura

07/06/2021 19:12

 

Motivado pelo crescente interesse pela história ambiental na América Latina, Ambiente & Sociedade, um periódico interdisciplinar de acesso aberto publicado pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Meio Ambiente e Sociedade do Brasil (ANPPAS), convida à apresentação de propostas para um dossiê dedicado à história ambiental. Tendo em vista o objetivo de chamar a atenção para a vasta gama de trabalhos que vêm sendo realizados no campo da história ambiental, seus editores, Eunice Nodari, Marina Miraglia, Mark Hersey e Sandro Dutra e Silva, receberão propostas que reflitam a diversidade deste campo em termos de suas abordagens metodológicas, amplitude geográfica e cobertura temática. Assim, convidamos aos interessados para que apresentem suas propostas, pois serão muito bem-vindos os artigos que explorem a história ambiental de qualquer continente, região ou nação, independente do período que abranjam.

Esperamos receber neste número especial da Ambiente & Sociedade artigos originais que tratem de temas relacionados à história ambiental no contexto latino-americano e global. Os tópicos que podem ser considerados incluem:
– História da conservação e movimentos ambientais na América Latina e outras partes do globo;
– Histórias de expansão das fronteiras agrícolas, mudanças na paisagem e impactos ambientais nos ecossistemas globais;
– Histórias de trocas biológicas, sistemas de energia e mudanças climáticas;
– Justiça ambiental, ecologia política, história do trabalho e estudos de gênero;
– Histórias que exploram as interseções da História Ambiental com disciplinas associadas, incluindo Estudos Animais, Estudos de Ciência e Tecnologia, História da Saúde e Literatura.

Editores:
– Eunice Nodari (Universidad Federal de Santa Catarina, Brasil)
– Marina Miraglia (Universidad Nacional de General Sarmiento, Argentina)
– Mark Hersey (Mississippi State University, USA)
– Sandro Dutra e Silva (Universidad Estadual de Goiás/UniEVANGELICA, Brasil)