Call for Papers – Justicia ambiental: historias de opresión, injusticia y resistencia desde América Latina

07/06/2021 19:10

Justiça ambiental: histórias de opressão, injustiça e resistência na América Latina

Diante da atual crise global, com sua intrincada teia  de desafios ambientais e sociais, estamos propondo um dossiê dedicado à justiça ambiental. Acreditamos que é crucial retomar a discussão das desigualdades socioambientais que nos levaram a essa desordem planetária. Contra o refrão usual propondo todos os “humanos” como igualmente responsáveis e vítimas da crise, queremos desvelar as diferenças sociais que fazem de todos nós viajantes no mesmo barco, mas com privilégios muito distintos. Como um de nós escreveu certa vez, no naufrágio do Titanic, viajar na primeira ou terceira classe fez toda a diferença.

Sustentabilidade e resiliência – esses são dois dos chavões mais usados no nosso tempo. Enfrentando problemas ambientais globais (incluindo a pandemia e as mudanças climáticas), cientistas, governos e organizações da sociedade civil estão em busca de soluções. Frequentemente, essa busca leva a soluções tecnológicas e de cima para baixo. Acordos políticos são assinados, mas eles nem sempre representam  o desejado. Cientistas sociais e estudiosos das humanidades constatam repetidamente como as crises ambientais se cruzam com as desigualdades sociais ao longo das linhas  de classe, gênero e raça. Ecologistas políticos têm se esforçado para trazer de volta a política para o reino ecológico (Robbins 2012) ao mesmo tempo em que apontam para a necessidade de abordar holisticamente as questões inevitavelmente conectadas de justiça social e sustentabilidade ambiental (Agyeman, Bullard e Evans 2003; Agyeman et al. 2016; Pellow, 2018). Este dossiê tem como objetivo avançar em insights teóricos, metodológicos e empíricos sobre justiça ambiental, com foco na contribuição que os historiadores ambientais podem trazer para o debate. Em particular, estamos interessados em promover um diálogo multidisciplinar entre historiadores, sociólogos, geógrafos, cientistas políticos e antropólogos sobre os efeitos que a justiça ambiental como categoria pode ter em nossos diversos campos. Adotar uma perspectiva histórica implica repensar alguns temas  pesquisados com novas questões e ferramentas interpretativas.

Listamos a seguir alguns dos principais temas que gostaríamos de ver abordados em nosso dossiê: Efeitos desiguais da pandemia; lutas contra a contaminação industrial; riscos à saúde na agricultura; instalações poluentes em bairros pobres; distribuição desigual de riscos ambientais; bairros e condomínios fechados; acesso ao saneamento, água potável, moradia digna; extrativismo, sítios e povos indígenas; lutas pela  produção e legitimação do conhecimento; relações entre as principais organizações ambientalistas e organizações de justiça ambiental; alternativas geradas nas lutas pela justiça ambiental; justiça ambiental nas artes, filmes, cultura popular e literatura latino-americana.

https://halacsolcha.org/index.php/halac/announcement/view/34