LABIMHA Convida

01/04/2021 14:48

O Laboratório de Imigração, Migração e História Ambiental convida a todos e todas a participarem do 31º Simpósio Nacional de História: História, Verdade e Tecnologia, que ocorrerá entre os dias 19 a 23 de julho de 2021.

Gostaríamos de convidá-los também, a participar do Simpósio Temático nº58 História Ambiental: Ciência, Fronteira e Biodiversidade. Coordenado pela professora Dra. Eunice Sueli Nodari (UFSC) que é integrante do nosso laboratório, e pelos professores Dra. Lise Fernanda Sedrez (UFRJ) e Dr. Sandro Dutra e Silva (UEG/UniEVANGELICA).

As inscrições se encerram no dia 07 de abril.

Contamos com sua presença.

História Ambiental: Ciência, Fronteira e Biodiversidade

Eunice Sueli Nodari (Universidade Federal de Santa Catarina), Lise Fernanda Sedrez (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Sandro Dutra e Silva (UEG/UniEVANGELICA)

Resumo: Este simpósio temático (ST), vinculado ao GT Nacional História Ambiental da ANPUH, visa reunir pesquisadores(as) com diferentes formações acadêmicas, dedicados(as) aos estudos ambientais em perspectiva histórica, para apresentar e discutir suas pesquisas. O ST adota três eixos para a discussão: ciência, como lugar da produção do conhecimento e da interpretação das sociedades humanas em interação com o mundo biofísico; a fronteira, móvel e dinâmica, espaço de contato entre diferentes grupos humanos e não humanos, lugar da alteridade e do conflito, e da descoberta de novas situações; biodiversidade, compreendida como parte dos ecossistemas e como patrimônio que resulta das múltiplas relações entre natureza e cultura. O ST valorizará a abordagem da História Ambiental Global, por promover a compreensão de complexidade dos processos socioambientais e acolherá trabalhos que tenham como temas: relações entre ciência e sociedade em perspectiva histórica; interações entre cultura e natureza; biodiversidade nas fronteiras; ciência, políticas e práticas de conservação da biodiversidade; história da ciência; a natureza como objeto da ciência; transformações da paisagem em regiões de fronteira; biomas brasileiros no olhar da ciência; circulação global de ideias, experiências, pessoas, micro-organismos, plantas e animais; patrimônio cultural, ciência e biodiversidade, entre outros.

Justificativa da relevância do tema: Os problemas socioambientais contemporâneos, a alternativa da sustentabilidade, as pandemias e as mudanças climáticas são alguns dos temas com escala global que exigem estudos no campo da História. A História Ambiental é um lugar privilegiado para acolher tais pesquisas e discussões. Esta proposta envolve múltiplos temas, que aproximam os estudos das relações entre sociedade e natureza, desde a conservação do mundo natural até suas diversas representações, compreensões, usos e transformações por meio da tecnologia e da ciência.

Bibliografia: CONRAD, Sebastian. What is Global History? Princeton: Princeton University Press, 2016.
DRUMMOND, José Augusto; FRANCO, José Luiz de Andrade; DUTRA E SILVA, Sandro; BRAZ, Vivian da Silva (Org.). História Ambiental: natureza, sociedade, fronteiras. Rio de Janeiro: Garamond, 2020. p. 353-376. v. 3. (Coleção Terra Mater).
NODARI, Eunice S.; GERHARDT, Marcos; Patrimônio ambiental, História e biodiversidade. Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science, Anápolis, v. 5, n. 3, p. 54-71, jul./dez. 2016.
PÁDUA, José Augusto. As bases teóricas da História Ambiental. Estudos Avançados, São Paulo, v. 24, n. 68, p. 81-101, 2010.
SEDREZ, Lise; CARVALHO, Alessandra Izabel de; PÁDUA, José Augusto. A Pós-Graduação e o avanço da História Ambiental na América Latina. Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science, v. 7, p. 11-20, 2018.
UEKOETTER, Frank. História Ambiental Globalizante: Novamente? Rachel Carson Center Perspectives, Munique, n. 3, p. 31-33, 2011.