Agenda de eventos do semestre 2018.2

13/08/2018 18:18

Seminário Internacional “Migrações: perspectivas e avanços teórico-metodológicos” e XXIII Simpósio de História da Imigração e Colonização

Como foro de discussão, o encontro promovido pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS e pelo Instituto Histórico de São Leopoldo, congrega pesquisadores dos mais diversos níveis, desde a Graduação até a Pós-Graduação, desde historiadores municipalistas à comunidade em geral. O Seminário Internacional “Migrações: perspectivas e avanços teórico-metodológicos” e XXIII Simpósio de História da Imigração e Colonização tem como foco principal propor a discussão dos conceitos de imigração e colonização em âmbito internacional. O evento ocorre de 25 a 28 de setembro de 2018 na Unisinos, em São Leopoldo (RS). Mais informações: http://www.unisinos.br/eventos/seminario-internacional-migracoes-perspectivas-e-avancos-teorico-me-ex123622-00001.

 

5° Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações

Neste 5° Simpósio serão tratadas várias temáticas de História Ambiental e Migrações, contemplando diferentes períodos e regiões do globo. Como uma das características da História Ambiental, o Simpósio está aberto a pesquisadores de todas as áreas do conhecimento. A língua oficial do evento é o português, mas trabalhos em espanhol e inglês serão aceitos também. As propostas devem ser submetidas através do nosso sistema online. O Simpósio acontecerá em Florianópolis (SC), na Universidade Federal de Santa Catarina, de 8 a 10 de outubro de 2018. Mais informações: http://www.labimha.com.br/5simposio/site/capa.

 

IV Congresso Internacional História, Regiões e Fronteiras (CIHRF)

O IV Congresso Internacional História, Regiões e Fronteiras (CIHRF) é voltado à discussão das fronteiras políticas, sociais e culturais, prevendo, em seu programa, conferências, simpósios temáticos, lançamento de livros, reuniões de trabalho e de grupos de pesquisa, além de atividades culturais. Acontece de 16 a 18 de outubro de 2018 na UPF em Passo Fundo (RS). Mais informações: https://cihrf2.wixsite.com/cihrf2018.

 

I Seminário de Estudos Históricos da Universidade Federal do Paraná (SEH/UFPR)

O I Seminário de Estudos Históricos da Universidade Federal do Paraná (SEH/UFPR) quer promover a reflexão acerca das dimensões constitutivas do fazer historiográfico: suas práticas, suas escritas, seus lugares sociais. Por meio de conferências, simpósios temáticos, minicursos e mesas temáticas o evento, em sua primeira edição, visa refletir sobre o fazer historiográfico na contemporaneidade. Os doutorandos do LABIMHA Darlan Damasceno, Débora Nunes de Sá e Lucas Mores irão coordenar o Simpósio Temático “História Ambiental Global: diálogos e perspectivas”. As inscrições vão até o dia 17 de agosto de 2018. O seminário ocorre de 30 de outubro a 1º de novembro de 2018 em Curitiba (PR) na Universidade Federal do Paraná. Mais informações: https://sehufpr.wixsite.com/2018.